Este blog dá corpo ao Jornal da Turma do 6ºD, da EB 2,3 Dr. Anastácio Gonçalves de Alcanena e desenvolvido em Área de Projecto durante o ano lectivo 2009-2010 como 5ºD e que continua no ano lectivo 2010-2011.



Foto 6ºD

Foto 6ºD

BIG... Blogger de Informação/ Investigação

Aqui vão ser publicados todos os trabalhos de investigação/ informação, feitos através de todos os intervenientes ( alunos, professores ).



A nossa ambição será deixar todos a pensar que a informação é o melhor meio para aprender a conhecer o Mundo que nos rodeia. Num universo mais pequeno a nossa escola!



Qualquer notícia é bem vinda!



quarta-feira, 31 de março de 2010

Resultados da Prova do Canguru 2010 - 5ºD

Olá amigos,

Deixo aqui as pontuações obtidas pelos alunos do 5ºD na prova do Canguru de 2010. Os resultados são muito fracos como podem ver a seguir. Numa prova de 120 pontos, a melhor da turma (Beatriz Lemos) conseguiu 49,75, ou seja, menos de metade ! Esta prova apela ao raciocínio matemático e testa a capacidade dos alunos na resolução de problemas. Aproveitem as férias para estudarem matemática pois esta prova só veio confirmar o que já disse da turma e das dificuldades dos alunos na disciplina.

Beatriz Lemos 49,75

Cheila 46,25

Mónica 45,75

Gonçalo Jorge 44,25

Carlos 42,50

Luís 41,25

Vinicus 41,25

Gonçalo Bento 36,25

Catarina 25

Daniela 33,75

Diogo 33,75

Raquel 30

Renato 27,25

Beatriz Batista 26,25

Ana Martinha 26

Ana Nóbrega 25

Bruno 23,25

André 17,25
Prof David Pereira

U E

Este trabalho foi feito pela Raquel e aborda o mesmo tema. Os valores que este apresenta são iguais aos do Diogo? Justifica.
Prof David Pereira

União Europeia

Trabalho de aprofundamento realizado pelo Diogo na disciplina de Matemática. Trata da densidade populacional da União Europeia. Agora algumas perguntas:
1 - Qual o país com maior densidade populacional? E menor?
2- Qual o país com mais habitantes? E menos?
3 - Qual o país com maior área? E menor área?
Fico à espera das respostas.
Prof David Pereira

sábado, 27 de março de 2010

A VIDA É VALIOSA... SEMPRE!!!




  • Quando se pensa que a vida já nos deu muita coisa, acontece algo que nos muda completamente. Este ano Escolar tem sido para mim, um ano de aprendizagem. Tenho aprendido com os meus alunos ( em especial com a turma do 5ºD) o quanto a profissão de professor é uma aprendizagem constante. Vocês, em especial um aluno veio dar mais valor ao acto de ensinar!
    A sua história merece ser contada na primeira pessoa. Quando pedi ao Bruno se poderia contar a sua história no blogue da Turma, respondeu logo que sim.
    Com a ajuda da sua professora de Apoio escreveu a sua história!
    Pequena História da minha Doença “
    Eu sou o Bruno e tenho 13 anos. Tenho uma cardiopatia congénita, que se chama coração hipoplásico.
    Eu nasci só com uma parte do coração, fiz uma operação quando tinha 7 dias de idade, depois fiz mais três operações para completar o meu coração.
    Tenho um pacemaker e tive um AVC além de outras coisas… mas sou um menino feliz.”
    Alcanena, 4 de Fevereiro de 2010
    Este menino é especial pois a sua História de vida é rara, assim como a sua doença. Mas é uma criança feliz. Os seus olhos transpiram vontade de viver e de sonhar.O sonho deste e de outros meninos em circunstâncias idênticas é igual a todos os meninos, agarrar o Mundo como se fosse uma bola de Futebol.

Cada criança que passa pela minha vida é um ensinamento contínuo de emoções. Aprendi com todas elas o valor de ser CRIANÇA.

Uma boa Páscoa Para todos ... sejam sempre ( as minhas) CRIANÇAS!

Professora Anabela Ruivo

sexta-feira, 26 de março de 2010

FC - Debate

Olá amigos!
Deixo aqui o filme que fizemos com o nosso debate.
Espero que gostem. Basta clicar no link seguinte. Para fazerem download do mesmo já sabem como é.
http://www.humyo.com/9889339/5%C2%BAD/FC/debate.wmv
DT
David Pereira

Peddy-Paper








Olá amigos!
Aqui estão algumas fotografias do peddy-paper que se realizou hoje na nossa escola. Esta actividade foi organizada pelos professores de Matemática e Ciências. Espero que tenha sido do vosso agrado e gostei muito do convívio entre alunos (2º e 3º ciclos), professores, funcionários e pais. Muito obrigado a todos.
Agora, 5ºD, toca a fazer uma notícia para o blog. Um obrigado muito especial à Catarina pelas fotografias.
Boas férias.
DT David Pereira


quinta-feira, 25 de março de 2010

Páscoa Feliz












Uma Páscoa Feliz é o desejo expresso pelo 5ºD a toda ESCOLA. Está mensagem vai desde o refeitório ao conselho executivo, passando pela entrada da escola,junto à secretaria e terminando na biblioteca. Estes trabalhos foram realizados nas disciplinas de Língua Portuguesa, Inglês e EVT. Parabéns aos alunos e professores por esta iniciativa. Os trabalhos estão muito bonitos, criativos e originais. Continuem assim!
DT
David Pereira

terça-feira, 16 de março de 2010

Visita de Estudo - Mosteiro da Batalha e Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota









Olá amigos!
Hoje tivemos uma visita de estudo no âmbito da disciplina de HGP e espero que tenha sido do vosso agrado. Muito obrigado à professora Arminda e aos restantes professores de História.
Deixo aqui algumas fotos e vocês, 5ºD, espero que façam uma notícia completa para este Jornal.
Bom trabalho.
DT
David Pereira

EA - Hora do conto










Olá amigos!
Na passada 2ª feira lemos o último conto deste fantástico livro dos irmãos Grimm. Quem vos veio ler o conto: "Ganso de Ouro" foi a professora Elisabete. É uma professora de quem gostam muito e penso que terminámos, este período, da melhor maneira!
Viu-se que têm um carinho muito especial para com a professora Elisabete e espero que tenham gostado.
Obrigado Elisabete por teres aceite o convite e espero também que tenhas gostado de estar connosco. Nós adorámos!
DT
David Pereira

sábado, 13 de março de 2010

Um filme fantástico para: professores, pais e alunos.

Olá amigos!
Recebi no meu e-mail uma mensagem enviada pela professora Arminda que tinha um link para um vídeo. Numa altura em que há casos de suicídio (alunos e professores) vítimas de agressão, física ou verbal, achei oportuno partilhar com todos. Cliquem no link seguinte: http://terrear.blogspot.com/2009/11/fantastica-mensagem-que-devia-ser.html
Prof David Pereira

Debate Direitos Animais

Aqui está o texto feito pela Ana Martinha para que possamos ensaiar na próxima semana. Temos que combinar depois um dia para filmar o debate. Obrigado Ana pelo teu trabalho e a todos os que te ajudaram nesta tarefa. Parabéns pelo teu empenho.
Prof David Pereira

quarta-feira, 10 de março de 2010

Campeonato SuperTmatik




Olá amigos!

Trago-vos uma excelente notícia.
Hoje de manhã decorreu o campeonato do SuperTmatik para o apuramento dos campeões do 5º e 6º ano. O campeanato decorreu de uma forma calma, ordeira e muito correcta por parte dos participantes. Parabéns a todos. Na eliminatória o 5ºD ganhou ao 5ºA e na final o 5ºD ganhou ao 5ºB. O Diogo Diogo ganhou o campeonato do 5º ano!

Vai representar a escola na fase seguinte, via internet entrando assim na fase nacional do campeonato. Vai haver um tempo de preparação e sei que o Diogo não vai deixar mal a turma nem a escola!

Diogo, vai estanto atento ao site do supertmatik, a partir do dia 16 de Março. Clica no link seguinte:


Prof David Pereira


segunda-feira, 8 de março de 2010

EA - Hora do conto



Olá amigos!
Foi com grande surpresa que os alunos do 5ºD viram a directora da escola entrar na sala de aula! Não sei se por pensarem que a directora só serve para dar castigos, ralhar com os alunos, enfim... ser a má da fita!
Não é essa a imagem que tenho da profª Sandra e espero que o 5ºD também não tenha. Não se pode confundir respeito com autoridade! Para além da grande responsabilidade do cargo e do enorme espírito de sacrifício que se deve ter, há sempre o lado humano! Como eu costumo dizer: "Os professores não são máquinas, são seres humanos! Têm sentimentos, cometem erros, riem, choram, dão carinhos,enervam-se, gritam, gesticulam enfim... são professores!
A profª Sandra é, tal como a professora Tereza, professora de Língua Portuguesa e isso foi, mais uma vez, uma grande valia no conto de hoje. Este conto, tal como o anterior, não era do conhecimento geral de todos, mas era bastante bonito.
Tenho a certeza que não se vão esquecer destes dias e da hora do conto!
Os alunos gostaram de estar com a profª Sandra e resta-me agradecer a disponibilidade e dedicação demonstradas desde o dia em que entrei na direcção a propor este desafio. Sei que tens pouco tempo pois ser directora é uma correria contra o tempo mas deixaste muita coisa de lado para estares connosco e isso deixa-me bastante feliz! Muito obrigado.
P.S.: Será que há alunos desta turma capazes de aceitar o desafio da profª Sandra e inventar uma história?! Fico à espera.


Prof David Pereira

segunda-feira, 1 de março de 2010

Campeonato SuperTmatik - 5ºD


Olá!
Hoje realizou-se o campeonato supertmatik intra-turma do 5ºD. Já temos o nosso campeão! É o....... Diogo! Parabéns ao Diogo pela vitória. Agora tens que te preparar e treinar para que possas fazer um bom campeonato mas agora ao nível da escola. Vais defrontar os campeões das outras turmas do 5ºAno (A, B, C e E). Se precisares eu empresto-te um baralho dos meus para tu treinares, ok?
Os que participaram também estão de parabéns pois demonstraram que estavam à altura do jogo. Gostaria que houvesse mais alunos a participar! Pode ser que seja para a próxima!
DT David Pereira

EA - Hora do conto


Olá amigos!
Desta vez esteve connosco a profª Tereza Sampainho, membro da direcção desta escola. Para muitos ela já era conhecida, mas não como directora como alguém disse! Desde o ínício que a profª Tereza disse que sim ao desafio que eu lhe lancei e resta-me agradecer. Muito obrigado e garanto-te que o 5ºD adorou estar contigo aqueles minutos. Espero que também tenhas gostado e a ficha no hotpotatoes está muito fixe (ouve alguém que disse isto!). Aqui está o link.
DT David Pereira


EVT - Rolhinhas



Olá amigos!
Ora aqui está um rolhinhas muito original realizado pelos alunos do 5ºD nas aulas de EVT.
Muito obrigado aos profs de EVT. São fantásticos e sempre disponíveis!
DT David Pereira