Este blog dá corpo ao Jornal da Turma do 6ºD, da EB 2,3 Dr. Anastácio Gonçalves de Alcanena e desenvolvido em Área de Projecto durante o ano lectivo 2009-2010 como 5ºD e que continua no ano lectivo 2010-2011.



Foto 6ºD

Foto 6ºD

BIG... Blogger de Informação/ Investigação

Aqui vão ser publicados todos os trabalhos de investigação/ informação, feitos através de todos os intervenientes ( alunos, professores ).



A nossa ambição será deixar todos a pensar que a informação é o melhor meio para aprender a conhecer o Mundo que nos rodeia. Num universo mais pequeno a nossa escola!



Qualquer notícia é bem vinda!



sexta-feira, 30 de abril de 2010

A Surpresa a Catarina



No dia 27 de Abril de 2010 a mãe da Catarina Fernandes, que é a sra Ana Constantino, fez uma surpresa à Catarina. Ela fazia anos e a mãe, na aula de matemática, foi lá e levou um bolo já no final da aula. Quando a mãe da Catarina entrou na sala a Catarina ficou muito espantada e muito contente!
Depois nós cantamos os parabéns e comemos o bolo. A Catarina até levou com o bolo na cara!
Trabalho realizado por:
Diogo Henriques 5ºD Nº11

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Visita de Estudo ao Carsoscópio


No primeiro fim-de-semana de Junho a nossa turma vai fazer uma visita de estudo ao Centro Ciência Viva do Alviela. Esta visita tem como objectivo comemorar o dia mundial do ambiente, que è no dia 5 de Junho. Neste sábado vamos visitar o Carsoscópio que nos fala do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, da nascente do rio Alviela e de uma das espécies protegidas do Parque, o morcego, o qual è o seu símbolo.
A visita serve também como convívio de final do ano lectivo, pois no sábado, além da visita ao Carsoscópio, vamos realizar ao final do dia um lanche-ajantarado ao qual se vai juntar a nossa família, pais, irmãos, etc. Depois do convívio vamos para o alojamento onde vamos dormir, com os professores David, Perpétua e Ricardo, como responsáveis por nós, por isso vamos ter que nos portar bem.
No dia seguinte, se o tempo estiver bom, vamos aproveitar para fazer uma caminhada e desfrutar do que a natureza nos pode dar e finalmente vamos ao mergulho no rio Alviela.
Com o objectivo arranjarmos algum dinheiro para pagar a estadia e a visita, vendemos algumas coisas, tais como: chupas, gomas, bolos etc, e assim conseguimos algum dinheiro para ajudar-mos os nossos pais.


Trabalho realizado por: Catarina Fernandes Nº8 5ºD

Dia da Mãe



No dia 2 de Maio, domingo, é o dia da Mãe. Por isso, na nossa escola, uma turma de 8º ano organizou uma venda.
Para isso fizeram uma escolha do que iam vender, que é: colares, certificados, blocos e marcadores de livros ao pé da sala de alunos. Começaram a vender na segunda-feira dia 26 de Abril e a venda acabará amanhã dia 30 de Abril.
O dinheiro apurado é destinado a uma visita de estudo que estes alunos querem realizar.

Trabalho realizado por: Catarina Fernandes Nº8 5ºD

Concurso de Leitura





No dia 15 de Abril houve um concurso de leitura na biblioteca em que eu Diogo Henriques e a Catarina Fernandes participamos.
Os vencedores foram:
5ºCarlota Nogueira
6ºMariana Fernandes
7ºHélio Ocante
8ºMarta Farinha
9ºAna Sofia Martins




Trabalho realizado por:
Beatriz lemos 5ºD Nº4,Diogo Henriques 5ºD Nº11, Mónica Santos 5ºD Nº16


Dia da Terra


Dia 22 de Abril de 2010, foi dia da Terra. Pela Escola Dr. Anastácio Gonçalves, na nossa escola por todos os lugares estavam coladas cartolinas a dizer: dia da terra. Exposição na sala de alunos.
A partir destas cartolinas toda a gente ficou a saber, que na sala de alunos estava, montada uma exposição sobre o dia da Terra, nessa exposição havia: ecopontos, quadros, projectos de algumas turmas, plantas...


Daniela Pedrogao nº10, Luis Santos nº15, Gonçalo Bento nº13

A Palavra mais pequena e bonita do Mundo...MÃE


Quando nós somos jovens olhamos para os nossos pais, na maioria das vezes, como autoritários, sempre zangados... mas não é assim! O Pai é importante... mas a Mãe é das pessoas mais importantes das nossas vidas!

Ela sofre quando nascemos...

Ela sofre quando estamos doentes...

A Mãe pensa em nós como seres únicos ... seres especiais.

Sou Mãe, adoro o meu filho, foi a melhor coisa que me aconteceu na vida!

Ser Mãe é a melhor coisa do Mundo...
VIVAM AS MÃES DE TODO O MUNDO!!!!!!!!!

Vendas da turma do 5ºD


A turma do 5ºD estará a fazer uma venda de bolos, até ao dia 4 de Junho, para uma visita de estudo ao Alviela.
O importante dessas vendas é, até ao dia 4 de Junho, acumular dinheiro para irmos ao carsoscópio, com o D.T e mais 2 professores de E.V.T.
Espero que nos ajudem nas vendas para irmos ao Alviela.
O 5ºD AGRADECE.
Daniela Pedrógão, nº10, Luis António, nº 15 e Gonçalo Bento, nº13

segunda-feira, 26 de abril de 2010

EA - Hora do conto




Olá amigos,
hoje tivemos mais uma surpresa e ficámos a conhecer os avós da Daniela. A lenda era sobre o castelo de Almourol. Certamente os avós ficaram surpreendidos pelo modo como os alunos estão na sala de aula mas os tempos agora são outros.Não quer dizer que se tenham portado mal mas antigamente não era assim. A Catarina e a Cheila fizeram a leitura de uma história do site http://www.historiadodia.pt. Treinem a leitura e a escrita pois têm ainda muitas dificuldades. Têm que trabalhar mais nas aulas e em casa se for caso disso.
Espero que tenham gostado deste momento e nas próximas semanas haverá mais surpresas.

P.S.:Gostaria que colocassem mais comentários nas mensagens, ou não gostam do vosso jornal?!
DT
David Pereira

Campeonato SuperTmatik




Olá amigos!
o Diogo já realizou a fase nacional do campeonato SuperTmatik, utilizando as 3 tentativas a que tinha direito. Não se pode dizer que tenha corrido mal mas o tempo que ele realizou certamente o afastará da fase seguinte. Para o ano haverá a possibilidade de a escola participar novamente e aí já o Diogo e os restantes colegas estarão melhor preparados.
Prof David Pereira

sábado, 24 de abril de 2010

Feira Quinhentista


Nos dias 30 de Abril, 1 e 2 de Maio, vai o município de Torres Novas levar a cabo uma Feira Quinhentista, para comemorar os 500 anos da entrega da carta de foral.
Esta feira pretende que os seus visitantes possam reviver os hábitos e tradições dessa época, tendo para o efeito várias áreas de animação permanente. Para os 3 dias do evento várias são as actividades marcadas quer com momentos de interpretação histórica, quer com actividades lúdicas.
Esta é uma excelente oportunidade para que todos os visitantes possam fazer uma viagem no tempo, revivendo um pouco da história de época.

Trabalho realizado por:
Catarina Fernandes Nº8 5ºD

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Nova Professora para o 5ºD

No dia 13 de Abril a professora Sílvia voltou a dar aulas depois de se ir embora no fim do 1º período por causa de estar grávida. Voltou,agora, para a escola no 3º período e assim a professora Petra foi para outra escola dar aulas porque ela só estava a substituir as turmas da professora Sílvia ficando assim sem turmas.
Ficamos todos muito tristes porque ela se foi embora.
Vamos ter muitas saudades!
Trabalho realizado por:
Diogo Henriques 5ºD Nº11

segunda-feira, 19 de abril de 2010

O champimóvel

Notícia realizada pela Catarina Fernandes.

Caos nos aeroportos

Notícia realizada pela Catarina Fernandes.

Os morangos com açúcar em alviela catarina filha da ana da recepção

Notícia realizada pela Catarina Fernandes.

EA - Hora do conto







Olá amigos!
Hoje foi com grande alegria que recebemos na nossa aula de EA a mãe do Gonçalo Bento, a Dª Sónia. Espero que tenham gostado da lenda. Foi um momento de partilha muito bom e será o primeiro de muitos pois haverá mais pais para vos contar outras lendas.
Esta foi apenas a primeira surpresa. Também receberam umas amêndoas para nunca se esquecerem desta lenda nem deste momento. Foi uma belíssima ideia da Dª Sónia!
Há poucas turmas a fazerem trabalhos deste género com encarregados de educação. Espero que este trabalho dê frutos e que assim haja uma maior relação entre pais, alunos e professores.
Muito obrigado pela sua disponibilidade e pela deliciosa surpresa!
DT
David Pereira

domingo, 18 de abril de 2010

Logótipo do PES



Olá amigos,

aqui vos deixo o nosso logótipo do PES da turma e que foi feito pelo professor Ricardo. Vão vê-lo muitas vezes e acho que vale a pena. Está uma verdadeira obra de arte!

Está muito bonito. Muito obrigado, Ricardo.

Dt David Pereira

Dinossauros

Trabalho sobre os dinossauros realizado pela Cheila.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

A Caixa de Pandora


Olá amigos!
Para que todos fiquem a conhecer melhor a lenda da caixa de Pandora deixo aqui um vídeo que estava no youtube, falado em brasileiro, com uma dramatização feita por alunos de uma turma do Brasil. Achei que assim iriam compreender melhor esta lenda. Deixo também um link sobre este tema, encaminhado-os para o site da wikipédia. Cliquem na palavra sublinhada, caixa de pandora.
DT
David Pereira


terça-feira, 13 de abril de 2010

Encarregados de Educação da Ana Nóbrega e do Gonçalo Bento

Queridos pais,
hoje à tarde foi-me solicitado que escolhesse dois alunos da turma para irem frequentar uma acção de formação, promovida pela APF. Esta acção de formação é só para os alunos. Escolhi os delegados de turma e os mesmos foram avisados para informarem os seus pais. Espero que o Gonçalo e a Ana não se esqueçam de os informar. Se não autorizarem, por favor comuniquem.
O DT
David Pereira

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Hora do conto: A padeira de Aljubarrota

Hoje demos início a ums nova fase da "Hora do conto". Vamos trabalhar algumas lendas históricas e agora espero que os pais adiram a este novo desafio. Espero que para a semana haja já um encarregado de educação disponível para ler uma lenda. Hoje começou também a leitura de contos existentes no site - http://www.historiadodia.pt onde a Ida e o Carlos estiveram muito bem.
O Prof David Pereira

DT - Reunião com os Enc. Educação

Caríssimos pais,
os vossos educandos levaram escrito na caderneta do aluno ou no caderno diário, a informação de que a reunião de pais é no dia 15 de Abril, às 18H00 e na sala 5. O assunto a tratar é a avaliação referente ao 2º Período bem como a entrega do registo de avaliação. Será também discutido uma visita de estudo a realizar no 3º Período bem como o Projecto de Educação Sexual da turma.
Com os melhores cumprimentos
O DT
David Pereira

segunda-feira, 5 de abril de 2010

A MatemáTica

Trabalho de Aprofundamento realizado pelo Vinicius, no final do 1º Período e que não foi colocado no blog. Foi melhorado no 2º Período e por isso, só agora vai ser publicado.
Prof David Pereira