Este blog dá corpo ao Jornal da Turma do 6ºD, da EB 2,3 Dr. Anastácio Gonçalves de Alcanena e desenvolvido em Área de Projecto durante o ano lectivo 2009-2010 como 5ºD e que continua no ano lectivo 2010-2011.



Foto 6ºD

Foto 6ºD

BIG... Blogger de Informação/ Investigação

Aqui vão ser publicados todos os trabalhos de investigação/ informação, feitos através de todos os intervenientes ( alunos, professores ).



A nossa ambição será deixar todos a pensar que a informação é o melhor meio para aprender a conhecer o Mundo que nos rodeia. Num universo mais pequeno a nossa escola!



Qualquer notícia é bem vinda!



terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Feliz Natal e um Próspero Ano Novo


São os votos para o 6ºD e restante família
DT David Pereira

Selecção do nome da nossa "televisão"

Olá amigos,
Para que se possa construir o logótipo da nossa "televisão" nas aulas de EVT há que primeiro escolher um nome. Os professores do conselho de turma apresentam quatro hipóteses de escolha e que são os seguintes:
a) DTV
b) TV6D
c) 6DTV
d) Lado D
Se entretanto se se lembrarem de outro nome, podem acrescentar na lista.
Para escolherem comentem esta mensagem dizendo qual é o vosso preferido e não se esqueçam de colocar o vosso nome. Cada pessoa só pode votar uma vez!
DT David Pereira

Entrega dos registos de avaliação do 1º Período

Boa tarde caríssimos encarregados de educação,
relembro que a reunião de entrega dos registos de avaliação referentes ao 1º Período será no dia 29 de Dezembro às 17H00. Esta informação seguiu através dos vossos educandos via caderneta ou caderno do aluno.
DT David Pereira

domingo, 19 de dezembro de 2010

Postais de Natal EEOMI


Aqui fica um postal dos 63 que foram feitos nas aulas de EVT para os meninos apadrinhados pela ONG "Eu e os meus irmãos"
Todos os postais vão ficar a passar no slideshow no lado direito do blogue.
DT David Pereira

10000 Visitas!

Olá amigos!
Ao fim de um ano conseguimos atingir 10000 visitantes no nosso jornal!
Muito obrigado a todos os que seguem o nosso blogue.
O 6ºD espera que continuem a seguir o nosso trabalho e que continuem a participar no mesmo fazendo comentários.
DT David Pereira

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Festa de Natal

Amanhã, dia 17 de Dezembro, vai haver uma festa na nossa escola em que vão estar envolvidos professores, alunos e funcionários.
Esta festa vai decorrer durante a manhã e depois de todas as actividades propostas um grande almoço em convívio entre todos. Esta festa vai ser apresentada no bar, em que vão haver várias actividades: dança, musica... Os apresentadores da festa são dois alunos da nossa turma: Ana Nóbrega e Diogo.
Espero que tenha-mos a manhã mais divertida do ano!

Um Feliz Natal e um Prospero Ano Novo para todos!!!

Catarina Fernandes Nº8 6ºD

Sorrisos para Moçambique

Hoje fizemos o sorteio para os sorrisos atribuídos pelas pessoas que aderiram a esta nossa iniciativa.
Obrigado às pessoas que colaboraram connosco pois conseguimos angariar 100 sorrisos que vão ser entregues brevemente...
A lista dos premiados foi a seguinte:
1º prémio-Cabaz de Natal: Maria Celeste de Monsanto (nº12).
2º prémio-Ferro de engomar: Ana Henriques de Monsanto (nº10).
3º prémio-Puf-Tozé Vargas (nº18).
4º prémio-Cesto de Pic-nic: Marta de Alcanena (nº133).
5º prémio-Quadros: Maria José Nóbrega de Alcanena (nº108).
6º prémio-Vídeo Jogo: Mónica Santos de Monsanto (nº160).
7º prémio-Conjunto de velas: Arminda Vaz de Monsanto (nº17).
Os prémios vão ser entregues nos próximos dias.
Vinícius Lima Nº20

Divulgação da escola electrão

Vamos participar activamente pois não queremos perder a bandeira!
Há que ganhar mais prémios! Vamos reciclar!
DT David Pereira

6ª Gala da Operação Triunfo





Boa noite, gostaria que o Sr. professor que acompanhou os alunos da turma 6ºD da Escola EB2 Dr. Anastácio Gonçalves lhes mostrasse este email ou então lhes comunicasse o conteudo da mensagem...

A todos os meninos (as) que estiveram na OT no qual apoiaram a LIA CASTRO o nosso muito obrigada em nome de toda a familia, amigos e principalmente em nome da mesma, VOCÊS FORAM ESPECTACULARES E INCANSÁVEIS!!!


FORAM O MÁXIMO!


Portem-se bem...


Desejo a todos sem excepção inclusivé aos professores um FELIZ NATAL, UM EXCELENTE 2011 E QUE TODOS OA SONHOS SE CONCRETIZEM.


Sem outro assunto de momento me despeço com os votos de um bom futuro



OBRIGADA


Marta Lima

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Operação Triunfo

No passado Sábado dia 11 de Dezembro o 6ºD foi assistir ao programa de televisão: Operação Triunfo.
Saímos de Alcanena por volta das 17h00m e chegámos ao estúdio cerca das 19h30m. Durante a viagem estávamos todos ansiosos por chegar ao estúdio. Como chegámos antes do programa começar, ainda conseguimos alguns autógrafos. Entre todos os concorrentes fomos apoiar a Lia, embora houvesse pessoas que preferiam apoiar o Diogo. A claque da Lia ensinou-nos a maneira de gritarmos por ela. Todos nós ficámos felizes por ela continuar no programa. Quando chegámos a Alcanena eram cerca das 02h15m. Estavámos muito cansandos e por isso precisavamos era de dormir.
Todos adoramos esta noite! Foi espectacular!

Trabalho realizado por:
Catarina Fernandes Nº8 6ºD

Este Natal vai ser amarelo!



No dia 10 de Dezembro foi terminada a árvore de Natal com as embalagens tetra-pak, para a nossa escola poder participar no concurso que nos foi proposto. O objectivo era fazer uma árvore de Natal feita com embalagens recicladas. Assim tivemos de levar para a escola embalagens vazias para pintar de amarelo. A nossa árvore foi colocada num poste da luz de modo a ficar virada para baixo, com as embalagens colocadas, tendo sido também colocada uma estrela vermelha. A árvore foi colocada virada para baixo, significando: "Se não cuidarmos do ambiente, vai ficar de cabeça para baixo como a nossa árvore!".
Cuidem do nosso ambiente!

A professora Iolanda deixou a seguinte informação para votarmos:
Clique em http://natalamarelo.simenoamarelo.pt/
1º Faça o seu registo e no e-mail que receber active o seu registo;
2º Ao receber um segundo e-mail, Activação de registo, vá ao site http://natalamarelo.simenoamarelo.pt/.2º Clique em galeria de trabalhos (lado direito);
3º Digite EB 2,3 Dr. Anastácio Gonçalves ou procure nas páginas indicadas a nossa árvore.
4º Seleccionada a nossa árvore, clique em votar.
Trabalho realizado por: Beatriz Lemos

Torneio de Voleibol



Amanhã, dia 16 de Novembro, vai decorrer um torneio de voleibol na nossa escola durante a manhã. Os alunos que participarem irão jogar contra outros alunos do mesmo ano. As equipas que ficarem apuradas neste torneio irão disputar a final na sexta-feira.
Força 6ºD, vocês são capazes de ganhar!


Trabalho realizado por:
Catarina Fernandes Nº8 6ºD

Operação Triunfo









Olá amigos.
No dia 11 de Dezembro de 2010 realizamos uma visita à 6ªGala da Operação Triunfo na Venda do Pinheiro. Tínhamos o ânimo de ter o resto de uma tarde e uma noite maravilhosas.
Assim realizamos o nosso sonho. Fomos ter com os professores na rodoviária de Alcanena às 16:45h e tivemos a sorte de a Câmara Municipal de Alcanena nos ter oferecido transporte gratuito. Participamos no programa apoiando a "Lia Castro" uma das concorrentes. A sua claque falou connosco para ajudarmos a gritar e a cantar uma música inventada por eles. Então passamos assim uma noite divertida com os nossos professores, tiramos fotografias, cantamos e saltamos. Chegamos de Lisboa às 02:15h da manhã e os nossos pais foram-nos buscar onde foi combinado. Foi muito divertido!
Trabalho realizado por: Beatriz Lemos

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

6ª Gala da Operação Triunfo











Olá amigos,
no sábado passado (11 de Dezembro) o 6ºD deslocou-se à Venda do Pinheiro para assistir à 6ª Gala do programa da RTP Operação Triunfo. 18 alunos da turma acompanhados por quatro quatro professores (David Pereira, Emanuel, Anabela Ruivo e Céu) partiram às 17H00 na esperança de terem uma boa noite de divertimento e aprendizagem. Chegámos por volta das 19H30 ao estúdio e ficámos a aguardar pela nossa vez de entrada. Vimos ex-concorrentes e as diversas claques. Por volta das 20H15 entrámos no estúdio. Tivemos a oportunidade de ver como é organizado e preparado um programa de TV em directo. Havia um guião, imenso pessoal a trabalhar em conjunto formando uma equipa muito dinâmica. O nosso lugar foi junto ao palco e próximo das claques de apoio ao Jorge e à Lia. Estivemos muito próximo dos concorrentes e dos bailarinos!
O programa acabou por volta das 23H40 e depois esperámos pela nossa vez de saída. Enquanto esperávamos tivemos a hipótese de recolher alguns autógrafos. A claque da Lia ofereceu-nos uma t-shirt autografada pela própria e já foi entregue à coordenação da escola.
Chegamos a Alcanena por volta das 02H15 cansados mas felizes.
Mais uma vez os professores demonstraram espírito de sacrifício, privando-se de um fim-de-semana com a sua família para estar com os alunos do 6ºD. Espero que não se esqueçam disso pois, às vezes, a memória é curta!
Trabalhem, estudem e apliquem-se pois é a melhor prenda que nos podem dar a nós, professores!
Ponham as vossas fotografias no webpicasa pois o slideshow já está a passar no blog.
Façam vocês uma notícia sobre esta actividade e gostava de ver a ficha que a professora Céu vos deu feita!
Antes de terminar um agradecimento muito especial à Câmara Municipal de Alcanena pelo apoio que nos deram.
DT David Pereira

FC - Cartaz sobre consumo vs consumismo



Olá amigos,
aqui fica a foto do cartaz feito pela Beatriz Batista e a Ana Nóbrega sobre consumo vs consumismo para Formação Cívica.
DT David Pereira

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Exposição




Na nossa biblioteca está a decorrer uma exposição de Natal feita em E.V.T. Com pais natal de barro e árvores de Natal recicladas. A nossa biblioteca está muito bem decorada e os alunos estão de parabéns pois o trabalho está muito engraçado.




Feliz Natal



Beatriz Batista


segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

6ª Gala da Operação Triunfo

Olá amigos,
aqui fica o link da OT com as músicas que vamos ouvir no sábado.
Já agora, destas qual é a vossa música favorita?
Já repararam que todas as semanas há música portuguesa?! Comentem e digam-me qual é o cantor ou grupo português que mais gostam.
Será que aceitam estes desafios?!
DT David Pereira

FC - Cartas escritas para o SL Benfica e a EDP




Olá amigos,
aqui ficam as duas cartas escritas em Formação Cívica e melhoradas em Estudo Acompanhado. Um obrigado muito especial às professoras Margarida e São Vieira pela ajuda que nos deram.
Estas cartas vão seguir amanhã por correio para estas duas entidades e esperamos que as mesmas nos respondam, com a esperança de assim, ajudar-mos as crianças de Moçambique e a ONG - Eu e os meus irmãos.
DT David Pereira

sábado, 4 de dezembro de 2010

Eu e os meus irmãos

Olá amigos,
lembram-se de terem comprado um rifa para a ONG "Eu e os meus irmãos"? Pois bem hoje foi o sorteio e houve um aluno que ganhou uma carteira de Moçambique. Querem saber quem foi?
Então comentem esta mensagem e logo vos darei algumas pistas até saberem que foi o feliz contemplado/a!
DT David Pereira

Gala da Operação Triunfo

Boa noite,
no próximo sábado vamos estar presentes na Gala da Operação Triunfo.
Espero que não se esqueçam de estudar pois esta semana vai ser muito importante pois têm muitos testes para fazer! Mas não foi por causa dos testes que vos estou a escrever pois já sabem o que têm de fazer!EStudar, estudar,... pois a vossa profissão é: ESTUDANTE!
As autorizações que levaram ontem são para vir assinadas o mais breve possível. Levem máquinas fotográficas e/ou máquina de filmar para recolhermos material para Área de Projecto. Da viagem, do exterior do estúdio e, se for possível, do interior.
Na mochila levem comida pois o que levarem vai ser o vosso jantar e para a ceia depois do programa acabar. O local de partida e chegada será junto à Rodoviária de Alcanena.
Se houver mais alguma informação que surja entretanto colocarei aqui no nosso jornal.
Bom estudo e boas notas! Se trabalharem conseguem.
DT David Pereira

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Trabalho realizado pela Ida e pelo Bruno

Depois se fazer um inquérito aos alunos sobre a alimentação na aula de Ciências da Natureza, a Ida e o Bruno analisaram os dados em Matemática, fizeram uma tabela de frequências, um gráfico e chegaram a algumas conclusões.
Prof David Pereira

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

FC - Consumo vs Consumismo

Olá amigos,
numa altura de crise convém falar deste tema. O nosso tema de Área de Projecto é a televisão e nela há muita publicidade. Já fizeram os anúncios e estes vão directo às crianças.
Têm uma ficha de trabalho a concluir e na próxima aula vamos discutir as vossas respostas.
O vídeo que vos mostrei na aula foi este.


DT David Pereira

CN - Sistema respiratório do Homem

Olá amigos,
aqui vai o ficheiro em pdf que mostrei na aula e que vos pode dar jeito no vosso estudo.
Acrescento ainda algumas actividades interactivas.
ACT 1
ACT 2
Deixo também alguns videos sobre este sistema:





Bom estudo e bons trabalhos
Prof David Pereira

Restauração da Independência



Na biblioteca da nossa escola decorreu uma exposição que falava sobre a Restauração da Independência de Portugal.
Nesta exposição estavam expostos os trabalhos que os alunos fizeram, pedidos pelos professores de H.G.P.
A exposição estava muito gira, especialmente por ter as janelas cobertas com papel azul e branco, e pelos vários trabalhos realizados pelos alunos.

Trabalho realizado por:
Catarina Fernandes Nº8 6ºD

Bibliopaper


No dia 25 de Outubro realizou-se o Bibliopaper na biblioteca da nossa escola.O Bibliopaper é um jogo em que investigamos os livros,consoante as perguntas que nos são dadas,depois temos de responder numa folha de respostas.Os vencedores foram:
"As três Mosqueteiras" do 5ºA
e
"Macho Men" do 6º D

Parabéns aos vencedores!!!



Ana Nóbrega