
Na Quarta-feira, dia 9 de Junho, o técnico da Luságua de Alcanena, Paulo Fernandes, disponibilizou-se a vir à nossa escola explicar à nossa turma várias coisas sobre a água, tais como:
• Água como recurso essencial a vida
• Origem da água
• Qualidade da Água
• Fenómenos de poluição
Na realidade temos apenas um a dois por cento de água potável no planeta, razão pela qual se coloca a problemática da gestão deste recurso essencial à vida. Porque se não for feito nada é possível que este recurso tão importante deixe de existir e depois?! Por tudo isto a água é u

m património comum, cujo valor deve ser reconhecido por todos. Cada um tem o dever de economizar e de a utilizar com cuidado.
A água pode ser subterrânea ou superficial, na subterrânea fazem parte as águas captadas por nascentes, furos, poços e por bombagens de água acumulada (lençóis de água). Na água superficial fazem parte águas captadas nos rios, lagos, bacias e albufeiras. Todas estas águas sofrem alguns tratamentos, porque a origem de qualquer água tem que ser analisada e tratada para ser potável.
A qualidade da água hoje em dia é bastante importante, por isso deve ser tratada e analisada para ter uma qualidade óptima. Geralmente todas as entidades têm que ter responsabilidade para entregar a água com a máxima qualidade.
O técnico fez uma demonstração da medição do cloro, da água da nossa escola, onde o valor obtido foi 0,31 mg/l, valor este que se encontra dentro dos parâmetros normais para o consumo humano.
A importância das Estações de Tratamento de Águas Residuais (E.T.A.R.) são funda

mentais para o nosso ambiente, onde poderão ter um papel relevante na quantidade de água existente no planeta.
Tivemos uma pequena demonstração do tratamento de uma água industrial onde o objectivo é separar os sólidos da água, que se chama Tratamento Primário.
Esta experiência foi muito boa, para nós aprendermos mais coisas sobre a água e para estarmos mais atentos ao ambiente.
Trabalho realizado por:
Catarina Fernandes Nº8 5ºD